Monday, March 27, 2006

Uma tarde qualquer
















Hoje a tarde está tão lenta... tão lenta. Caminha despreocupada, vociferando para alguns, cantando para outros. Exibe sua clarineta, toda reluzente, e deixa um sorriso escapar. A tarde mantém-se tranqüila, está coberta pela sombra de um vinhedo. Quer situação mais relaxante? Não existe... Ademais, meu sonho me desperta. Meus olhos estão cansados, esta tela me deixa extasiado, é uma sensação estranha. Sinto-me estranho! - Uma porta para o mundo, ou um bloqueio para mim mesmo? - Quantas vozes, quanta vida lá fora; eu aqui, olhando para esta tela, com meus olhos ardidos, como pimenta malagueta... pimenta que meu avô adorava deixar em imensos potes, e dizia: "isso aqui é forte como o capeta". A imaginação fluía, e corria escondido para experimentá-la; ai, como ardia... mas era tão bom... Os pés descalços, a voz tímida, os olhos inquietos e vivos; procurava sempre algo, sempre algum novo detalhe! E discretamente chamava meu irmão: "Vamos explorar?" E apesar de ter feito o convite, o seguia, como todo caçula. Como eram aquelas tardes? Seria um exagero querer elas novamente? Talvez sim, talvez queira apenas escalar uma montanha, para roubar um pedacinho de sua imensa estatura, para guardar sorrateira entre meus livros. Adoro pedras. Gosto de ficar olhando uma paisagem durante horas, fumando e meditando; criando histórias, inventando segredos! Um dia sairei em busca desta tarde infinita, tarde da memória. Um dia deixarei esta tela que cansa meus olhos e oprime minha alma. - Porta para o mundo, ou um bloqueio para mim mesmo? - Quantas vozes, quanta vida lá fora...
E aqui... aqui tenho vontade de algo que nunca tive; aqui relembro a estrela que pousou em meus dedos, aquela estrela cadente - estrela guiada - estrela que anuncia! Onde ela pousou? Será que foi nesta tarde? Foi esta estrela que a deixou tão lenta? Tão lenta...

...pensamentos... (estas reticências me perseguem...meus olhos estão ardidos... como pimenta malagueta)

André Plez

1 comment:

Rosefly said...

"Isto é forte como capeta"

Rosefly