Thursday, October 16, 2008

RESENHA DO LIVRO “A COISA EM SI”

“A Coisa em Si” é o primeiro livro de poesia publicado pelo escritor e poeta André Plez, morador da cidade de Mococa, interior de São Paulo. O autor é formado em Letras e aluno de Pós-Graduação em Lingüística e Literatura. Além de sua formação universitária, trava diálogo com outras ciências, como a filosofia, a psicologia e a sociologia.
O livro foi o resultado de toda uma vida de criação. O autor se declara tangido pelo “desejo de criação”, fato que sempre o levou a produzir, em todos os gêneros literários, diversas obras, tendo escrito dois romances, um livro de contos e vários de poesia, ainda não publicados. “A Coisa em Si” foi o seu último trabalho em poesia, escrito “com um sentido maior, em que vida e texto se articulem; letra e sangue se misturem; e espaço e tempo se revelem” - como bem disse Affonso Romano de Sant'Anna, outro poeta contemporâneo.
A poesia oferece ao leitor uma leitura prazerosa, trazendo consigo uma experiência estética diferente do texto em prosa, pois a poesia não fica restrita apenas ao significado, vai além, mostrando-se repleta de sonoridade, ritmo e forma.
A proposta do livro é ressaltar a função poética da linguagem, que busca a palavra-primeira, aquela palavra pura, livre da nomeação pragmática, que quer ser aquilo que representa. Uma rosa no poema é a própria rosa, com seus espinhos, perfume, cores e flores. A rosa é representada pela palavra. A palavra, por sua vez, é a própria rosa, é a coisa em si. É isso que o autor quis revelar através dos seus versos, trazendo a coisa que está sendo representada para fora do texto, tornando a poesia um gênero que transcende o significado, fazendo necessária a união com o ritmo, a sonoridade e a forma.
O universo poético do livro “A Coisa em Si” tende a representar O signo lingüístico em sua forma originária, com múltiplas significações. É uma viagem rumo ao pensamento de um poeta com sensibilidade, que lida com temáticas que envolvem a condição humana. Também é trabalhada a questão da metalinguagem, que é o poema que quer se explicar, bem como o ofício de escritor, que existe em todos nós. Existem ainda poemas sensuais, que buscam representar a completude do amor, da figura feminina, bem como poemas que destacam os desencontros entre os amantes. Com um senso profundo da alma humana, podemos perceber uma tendência ao pessimismo, sendo este necessário para a compreensão da natureza do mundo e do homem contemporâneo, que busca sua identidade em meio à fragmentação do cotidiano desenfreado.
Afinal, o livro “A Coisa em Si” é o resultado de um lirismo ornado por uma multiplicidade de sentidos, eixos temáticos, ritmos e imagens, próprios da natureza humana. É um livro que se torna um “ser de linguagem”, uma coisa em si.

Futuramente serão postadas as datas e os locais de lançamento - previstos para Novembro e Dezembro de 2008.

13 comments:

Unknown said...

Parabens meu grande amigo André,adorei a idéia,adorei a capa,sucesso!!!grande abraço,Renan

Cybele said...

Parabéns, André!
Gostei da resenha, bom ver toda sua sensibilidade e talento num livro.
Nos avise quando for publicado.
bjs
Cybele

Anonymous said...

Mt show!! Adorei!!
Estou curiosa pra ler a obra =))

Parabéns!!

Bjos

Unknown said...

Parabéns André!
Fico muito feliz por estar realizando mais este objetivo em sua vida, estou curiosíssima pra conhecer o livro... me aviso quando for o lançamento, terei um enorme prazer em prestigiá-lo.
bjs

Anonymous said...

Legal André, o comentário realmente descreve suas poesias, muito bem estruturado. Mas ainda faltam muitas coisas que a pessoa só vai passar a descobrir lendo, então basta esperar o lançmento, parabéns pela obra desde já!

Leandro Torres

Unknown said...

André fico com uma inveja saudável de mais um passo de seu trabalho, que este lançamento que está por vir estoure com muito sucesso...a cpa está maravilhosa e acredito que o contúdo, muito mais...
abraço!!!
Tio Dê

Unknown said...

GRANDE ANDRÉ!!!
VC ANDA MESMO COM A SENSIBILIDADE A FLOR DA PELE......
TENHO ALGUNS MANUSCRITOS QUE ESCREVI NA ÉPOCA DA FACULDADE, MAS NADA QUE SE COMPARE A SEU TRABALHO...
PARABÉNS!!!
E NÃO SE ESQUEÇA DE AVISAR SOBRE O LANÇAMENTO....
GRANDE ABRAÇO!!!

Anonymous said...

Muito interessante, André.
Meus parabéns!!!

Unknown said...

PARABÉNS, ADOREI!!!! MUITO INTERESSANTE E ESTOU CURIOSA PARA LER A OBRA.
ANDRÉ, TENHO CERTEZA QUE VAI SER SUCESSO POIS FOI FEITO COM MUITA DEDICAÇÃO, CARINHO E POR UM AUTOR QUE TEM MUITA SENSIBILIDADE. ESTOU TORCENDO POR VOCÊ, SEMPRE!!!!!!
BJS
JOSIANE FONTES

Anonymous said...

André...a capa ficou linda! E pelo pouco que ví do conteúdo,tudo se encaixa.
Não vou te desejar sorte,tenho um amigo que sempre me diz que sorte é pra quem não tem competência...que por não ser o seu caso,desejo sim SUCESSO !
Muita inspiração e criatividade pra que seu trabalho que tem tanta qualidade ,tanta essência continue rendendo sempre!
Grande beijo!
Felicidades com o seu "primeiro filho".

Jenny said...

estou ansiosa por ter em mãos o seu livro, André!!! meu espírito também semeia emoções...
beijão

Unknown said...

Oi meu amor!!!!!É a tia Heliane,a tia mais orgulhosa do planeta!Parabéns!!!!!!A capa é maravilhosa e a resenha ameiiiiiiiiiiii...Quero ser a primeira das tias a ler. Tenho muito orgulho de você. Felicidades....estoure agora o seu sempre talento! BEIJOS.

Unknown said...

Primeiramente quero parabenizar (no sentido de plural)o grande poeta, meu amigo, pela obra conquistada que com certeza terá muita divulgação e sucesso.
Creio que em breve essa muitos leitores se familiarizarão com seu trabalho, pois a coisa em si(posso dizer isso após ter lido alguns de seus poemas) os levarão a conhecer o organismo vivo que há na palavra, ou melhor no pensamento em si, ou por que não no outro que está em mim e eu nele.

Um grande abraço André, (a palavra parabéns não cairia aqui muito bem, por se tratar de um processo custoso e dedicado, mas posso dizer simplismente que você é merecedor de seu talento) fique com Deus.